Espetada Madeirense
A típica espetada de vaca madeirense é originária da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Consiste em carne de vaca cortada aos cubos, enfiada num espeto de pau de loureiro e temperada apenas com sal, alho e louro. Escolha muito popular nos arraiais, a carne é assada num braseiro e acompanhada tradicionalmente por pão e vinho.
Com a sua crescente popularidade, a espetada começou a ser servida nos restaurantes, acompanhada por salada, batata e milho frito.
- Contexto Geográfico: Estreito de Câmara de Lobos
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Licor de Ginja
A preparação de licores caseiros é uma tradição madeirense, especialmente na época natalícia. Comumente, as visitas de Natal são recebidas nas casas de amigos e familiares por licores preparados pelo(a) anfitrião, acompanhados também por doçarias regionais.
Um dos licores mais populares nas freguesias do Curral das Freiras e do Jardim da Serra é o Licor de Ginja ou Ginjinha, uma infusão de aguardente, ginja e licor, que fica a fermentar pelo menos três meses.
A ginja é um fruto muito semelhante à cereja, só que de menor porte e com um sabor levemente mais ácido.
- Contexto Geográfico: Curral das Freiras e Jardim da Serra
- Altura Ideal de Degustação: Época Natalícia
Nikita
Este cocktail refrescante foi criado em 1986 pelo bar “Farol Verde”, um dos bares localizados no Largo do Poço, na vila da Câmara de Lobos. A sua denominação é inspirada pela música de Elton Jonh “Nikita”.
Consiste em vinho branco e/ou cerveja, gelado e ananás. Com a popularidade da bebida, atualmente estão disponíveis diversos sabores.
- Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Pé-de-Cabra
Bebida originária das zonas altas de Câmara de Lobos, consiste em vinho seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e uma casca de limão.
- Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Poncha
Bebida regional emblemática, é algo presente na vida dos madeirenses desde o século XIX. É um cocktail simples, consistindo em aguardente, mel de abelha e sumo de limão/laranja ou outra fruta tropical. Todavia, para a confeção da poncha é necessário conhecer a sua técnica específica, passada de geração a geração.
Dos diversos sabores que esta bebida pode oferecer, as versões originais e mais apreciadas pela população local são a “Poncha Regional” e a “Poncha À Pescador”. A primeira envolve aguardente, mel e sumo de laranja e limão, a segunda envolve aguardente, açúcar e limão. Embora não seja incerto o local de origem desta bebida, indiscutivelmente a versão “à pescador” foi criada em Câmara de Lobos, como o próprio nome indica, pelos pescadores locais.
Desde 2014, a “Poncha da Madeira” é reconhecida como Indicação Geográfica Protegida.
- Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Sidra
Produzida com pêros e maças de diferentes variedades da freguesia do Jardim da Serra, esta sidra tem o selo de Indicação Geográfica. É uma bebida obtida a partir da fermentação natural do sumo provenientes do corte, trituração, esmagamento e prensagem destas frutas, resultando numa sidra de “cor amarelo-citrina, aroma de médio a intenso, com alguma adstringência, amargor e doçura ligeiros, e acidez média”. A sua versão biológica foi distinguida em 2022 com o prémio Melhor das Melhores, na categoria Prata, e o trofeu Planeta Terra, no Concurso Europeu de Sidras Naturais.
- Contexto Geográfico: Jardim da Serra
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Vinho Madeira
A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos é afamada pela sua paisagem vinícola e a sua contribuição para a produção do afamado Vinho Madeira. Por outro lado, a contribuição da Quinta Grande passa despercebida, uma vez que a área de vinha está camuflada na paisagem.
A vinha chegou à região com o início do povoamento, mas foi no século XVII que a produção de vinho ganhou um grande impulso pela influência dos britânicos que se estabeleceram na ilha. Pouco depois, a viticultura tornou-se uma das principais atividades económicas da região.
O vinho Madeira é composto por diferentes castas, sendo as principais: Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia, Terrantez e Tinta Negra. É um produto de “Denominação de Origem Protegida”.
- Contexto Geográfico: Estreito de Câmara de Lobos
- Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
