CamaraLobos360
  • Produtos Locais

Lorem ipsum dolor amet, consectetur

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."

Lorem ipsum dolor sit amet, consorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Fun Fact
Lorem ipsum dolor sit amet, consorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
18-09-2024

Espetada Madeirense

A típica espetada de vaca madeirense é originária da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Consiste em carne de vaca cortada aos cubos, enfiada num espeto de pau de loureiro e temperada apenas com sal, alho e louro. Escolha muito popular nos arraiais, a carne é assada num braseiro e acompanhada tradicionalmente por pão e vinho.

Com a sua crescente popularidade, a espetada começou a ser servida nos restaurantes, acompanhada por salada, batata e milho frito.

  • Contexto Geográfico: Estreito de Câmara de Lobos
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Sabores Tradicionais

Licor de Ginja

A preparação de licores caseiros é uma tradição madeirense, especialmente na época natalícia. Comumente, as visitas de Natal são recebidas nas casas de amigos e familiares por licores preparados pelo(a) anfitrião, acompanhados também por doçarias regionais.

Um dos licores mais populares nas freguesias do Curral das Freiras e do Jardim da Serra é o Licor de Ginja ou Ginjinha, uma infusão de aguardente, ginja e licor, que fica a fermentar pelo menos três meses.

A ginja é um fruto muito semelhante à cereja, só que de menor porte e com um sabor levemente mais ácido.

  • Contexto Geográfico: Curral das Freiras e Jardim da Serra
  • Altura Ideal de Degustação: Época Natalícia

Nikita

Este cocktail refrescante foi criado em 1986 pelo bar “Farol Verde”, um dos bares localizados no Largo do Poço, na vila da Câmara de Lobos. A sua denominação é inspirada pela música de Elton Jonh “Nikita”.

Consiste em vinho branco e/ou cerveja, gelado e ananás. Com a popularidade da bebida, atualmente estão disponíveis diversos sabores.

  • Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Sabores Tradicionais

Pé-de-Cabra

Bebida originária das zonas altas de Câmara de Lobos, consiste em vinho seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e uma casca de limão.

  • Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano

Poncha

Bebida regional emblemática, é algo presente na vida dos madeirenses desde o século XIX. É um cocktail simples, consistindo em aguardente, mel de abelha e sumo de limão/laranja ou outra fruta tropical. Todavia, para a confeção da poncha é necessário conhecer a sua técnica específica, passada de geração a geração.

Dos diversos sabores que esta bebida pode oferecer, as versões originais e mais apreciadas pela população local são a “Poncha Regional” e a “Poncha À Pescador”. A primeira envolve aguardente, mel e sumo de laranja e limão, a segunda envolve aguardente, açúcar e limão. Embora não seja incerto o local de origem desta bebida, indiscutivelmente a versão “à pescador” foi criada em Câmara de Lobos, como o próprio nome indica, pelos pescadores locais.

Desde 2014, a “Poncha da Madeira” é reconhecida como Indicação Geográfica Protegida.

  • Contexto Geográfico: Câmara de Lobos
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Sabores Tradicionais

Sidra

Produzida com pêros e maças de diferentes variedades da freguesia do Jardim da Serra, esta sidra tem o selo de Indicação Geográfica. É uma bebida obtida a partir da fermentação natural do sumo provenientes do corte, trituração, esmagamento e prensagem destas frutas, resultando numa sidra de “cor amarelo-citrina, aroma de médio a intenso, com alguma adstringência, amargor e doçura ligeiros, e acidez média”. A sua versão biológica foi distinguida em 2022 com o prémio Melhor das Melhores, na categoria Prata, e o trofeu Planeta Terra, no Concurso Europeu de Sidras Naturais.

  • Contexto Geográfico: Jardim da Serra
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano

Vinho Madeira

A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos é afamada pela sua paisagem vinícola e a sua contribuição para a produção do afamado Vinho Madeira. Por outro lado, a contribuição da Quinta Grande passa despercebida, uma vez que a área de vinha está camuflada na paisagem.

A vinha chegou à região com o início do povoamento, mas foi no século XVII que a produção de vinho ganhou um grande impulso pela influência dos britânicos que se estabeleceram na ilha. Pouco depois, a viticultura tornou-se uma das principais atividades económicas da região.

O vinho Madeira é composto por diferentes castas, sendo as principais: Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia, Terrantez e Tinta Negra. É um produto de “Denominação de Origem Protegida”.

  • Contexto Geográfico: Estreito de Câmara de Lobos
  • Altura Ideal de Degustação: Todo o ano
Sabores Tradicionais