O concelho de Câmara de Lobos localiza-se no sector centro-ocidental da ilha da Madeira e está delimitado a Norte, pelos concelhos de Santana e São Vicente, pela Ribeira Brava a Oeste, a Este pelo Concelho do Funchal e a Sul pelo Oceano Atlântico.
Com uma área administrativa de 52,15 km², o concelho está subdividido em cinco freguesias, nomeadamente, Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra e Quinta Grande. Os Resultados Provisórios dos Censos 2021, registam para o município câmara-lobense uma densidade populacional de cerca 617 hab./Km2 e um total de 32 164 habitantes, um decréscimo de 9,8% quando comparado com dados do ano de 2011.
Com um universo populacional de 32 164 habitantes locais, todos os dias o concelho recebe milhares de visitantes em busca das inúmeras atividades de lazer, turísticas e/ou interesse científico, devido aos seus recursos endógenos, recursos naturais (flora, fauna, áreas classificadas, paisagens) e culturais (monumentos, museus, gastronomia, tradições, festividades) com características únicas. Este mesmo património é o diferenciador câmara-lobense na panorâmica turística regional, das quais se evidencia a sua cultura hospitaleira, gastronomia, ligação histórica ao mar, cultura, artesanato local, tradições e eventos culturais, práticas agrícolas tradicionais e a sua diversidade de elementos paisagísticos.
Acresce a estas valências o património natural, convidativo às diversas tipologias e atividades de turismo de natureza. Destaca-se, o enquadramento territorial do concelho à floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial, ao Parque Natural da Madeira, ao Maciço Montanhoso, e a Área Protegida do Cabo Girão, nas quais se enquadram os pontos de interesse terrestre mais procurados pelos visitantes a nível regional.